Projetos associados à linha de pesquisa em Biotecnologia Vegetal incluem a produção e saúde vegetal, agricultura, conservação e sustentabilidade.
Dentre os projetos da área destacam-se:
INCT Planta Stress: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ativos Biotecnológicos Aplicados a Seca e Pragas em Culturas Relevantes para o Agronegócio. O INCT Plant Stress Biotech integra diversos grupos de pesquisa do País, com parcerias internacionais, com experiência na área de fisiologia vegetal, transcriptoma, epigenética, proteômica, bioinformática e genômica funcional, com o objetivo de criar uma rede multidisciplinar e multinstitucional de excelência nacional e internacional para gerar ativos biotecnológicos aplicáveis às culturas de milho, soja e algodão, visando a tolerância à seca e ao controle das pragas (Meloidogyne spp, H. armigera e S. frugiperda) (colaboração nacional e internacional).
Projeto em Fitoquímica e Farmacognosia: Biotecnologia da área de química dos produtos naturais e farmacognosia: focado no isolamento e identificação de produtos naturais bioativos, plantas medicinais e fitoterápicos e desenvolvimento de novos fármacos e nanotecnologias.
Estudo de Genômica funcional da reprodução vegetal: Aplicação biotecnológica e caracterização de novos genes reprodutivos. Neste projeto reunimos quatro grupos de excelência, dois do Brasil e dois do México, que trabalham na área de biologia vegetal. No primeiro momento, novos componentes da rede regulatórias do desenvolvimento reprodutivos serão identificados e sua interação com outras proteínas será estudada por ensaio de duplo híbrido em leveduras. Este ensaio permitirá a seleção dos fatores transcricionais (FTs) que serão avaliados por ensaio de imunoprecipitação de cromatina, com o objetivo de identificar os alvos diretos e determinar a rede regulatórias em Arabidopsis. Estes dados serão fundamentais para a avaliação, nas espécies selecionadas neste projeto, da conservação dos elementos cis nos promotores dos FTs ortólogos através da estratégia de phylogenetic footprinting.