Os projetos de pesquisa em Biotecnologia Microbiana inclui estudos realizados com vírus, bactérias e fungos que tem aplicações nas áreas de probióticos, bioprospecção, biorremediação e produção enzimática industrial ou afins. Os projetos vinculados ao programa possuem tema em:
Biopolimeros: Biotecnologias para aplicação em recuperação avançada de petróleo. O objetivo geral é a obtenção e a caracterização de biopolímeros microbianos para aplicação na EOR. O foco principal deste projeto de pesquisa visa a obtenção destes biopolímeros com boas propriedades para aplicação em fluidos de recuperação avançada de petróleo. Para tanto, as propriedades das soluções aquosas dos biopolímeros serão também avaliadas visando sua aplicação em condições de reservatório do Pré-sal, quanto à salinidade, temperatura e pH. O projeto é financiado pela SHELL (colaboração nacional e internacional).
Nanotecnologia: projetos em naotecnológia de docentes do PPG visam o estudo da diversidade, evolução e aplicações biotecnológicas de microrganismos magnetotáticos, bem como a produção em larga escala de nanopartículas de magnetita de origem biológica. As bactérias magnetotáticas são capazes de responder a campos magnéticos devido à presença de nano-partículas ricas em ferro em seu citoplasma chamadas de magnetossomos. Este projeto procura avaliar a influência de fatores abióticos na produção bacteriana de nanopartículas magnéticas, produção de metabólitos secundários de interesse e suas aplicações de relevância para o homem. Financiamento FAPERJ e CNPq. Cooperação com pesquisadores dos de Universidade de Bayreuth (Alemanha), Universidade de Marselha (França) e Universidade de Estrasburgo (França).
Biotecnologia microbiana geral: Este projeto estuda a biodiversidade e ecologia microbiana e fúngica. Ao estudar micróbios encontrados no solo, sedimentos, água e ar de ambientes intocados, impactados e construídos, pretendemos identificar os micróbios e os condutores biológicos dos processos biogeoquímicos. Estudamos as interações para conservar a biodiversidade e melhorar as práticas agrícolas e industriais. As melhorias que buscamos incluem a proteção e melhoria da qualidade de vida, do solo e dos recursos hídricos. Buscamos maior eficiência por meio da biotecnologia. Cooperação UFRJ, UFPR e University of Siegen, Germany. (colaboração nacional e internacional). Desvendando a atividade microbiana em sedimentos subsuperficiais de ecossistemas costeiros. Projeto internacional financiado pela European Research Council, Swedish Research Council Vinnova, Linköping Universit e FAPERJ (colaboração nacional e internacional).