Projeto de Ensaios de Campo em Biotecnologia Vegetal é um projeto liderado em conjunto pelos professores Andrew Macrae e Fernanda Reinert, que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, da Decania do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Um projeto destinado a apoiar pesquisadores, universidades e equipes de desenvolvimento nos testes e validação de biotecnologias para crescimento de plantas e culturas em estufas e em condições de campo / naturais. O projeto fornece suporte na implementação de experimentos em estufas, campos, ambientes naturais e construídos, que podem incluir planejamento experimental, coleta de dados e análise do desempenho das plantas em estufas e solos naturais no campo. O projeto promove a avaliação de novos produtos biotecnológicos em ambientes agronômicos e florestais realistas, a fim de registrar novos produtos para aplicações em maior escala.
Objetivos:
- Oferecer serviços de teste de campo liderados por especialistas para instituições acadêmicas e de pesquisa.
- Avaliar o crescimento das plantas, as respostas fisiológicas e o desempenho produtivo sob diferentes condições edafoclimáticas.
- Apoiar a transição da pesquisa em biotecnologia vegetal do laboratório para o campo.
- Estimular a colaboração entre o programa de pós-graduação e empresas e instituições parceiras externas.
Serviços oferecidos (conforme a demanda):
- Planejamento experimental e elaboração de protocolos para ensaios de campo
- Preparo e caracterização do solo
- Monitoramento de parâmetros fisiológicos e métricas de crescimento
- Coleta de dados de campo
- Apoio na elaboração de relatórios e publicações científicas
Diferencial:
- Testes personalizados de acordo com os objetivos do projeto proposto
- Conformidade com padrões acadêmicos, ambientais e de biossegurança
- Acesso a áreas experimentais com diferentes tipos de solo e condições ambientais
Equipe de Coordenação:
- Fernanda Reinert – Fisiologista Vegetal: Especialista em crescimento vegetal, respostas ao estresse e fisiologia vegetal
- Andrew Macrae - Cientista do Solo: Especialista em interações solo-planta-microbiano.
Público-alvo:
- Grupos de pesquisa universitários
- Pesquisadores de pós-graduação em ciências vegetais
- Equipes de desenvolvimento de biotecnologia
- Departamentos de P&D em empresas dos setores agro, biotecnológico e químico
Implementação:
O serviço é prestado através de um acordo de colaboração estabelecido individualmente para cada projeto do cliente, definindo objetivos, recursos, cronograma e entregas. Os projetos do cliente são avaliados com base no escopo científico, viabilidade técnica e disponibilidade da infraestrutura. Os aspectos financeiros dos projetos são gerenciados pela FECD (Fundação educacional Ciência e Desenvolvimento.
Contato:
Para mais informações ou para propor uma parceria em ensaios de campo, entre em contato com:
Andrew Macrae (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) +55 21 997196966 ou Fernanda Reinert (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) +55 21 999969566.
Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento FECD www.fecd.org.br
Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Prédio do CCS Bloco L - sala LA-1 - Cidade UniversitáriaCEP: 21941-902 +55 (21) 2290-5436 / 3938-6757 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

